domingo, 8 de julho de 2007

Platão e a Democracia

Estimulação do Pensamento
Todos devem conhecer a crítica platónica da democracia (sic). Embora a democracia possa conduzir à anarquia ou, como preferimos dizer, ao relativismo total da opinião, ela também pode ser utilizada pelos abusadores do poder para manter o seu metabolismo visível, como se não houvesse futuro depois deles.
Na sua acepção genuína, a democracia só tem sentido para aqueles que prezam a liberdade de pensamento e de expressão e que não sabem viver sem pensar. Mas a maioria dos homens não são amigos do pensamento e, por isso, a democracia tem pouco significado para eles. Eles vivem facilmente tanto num regime ditatorial como num regime democrático. Não precisam do pensamento para viver e a democracia torna-os ainda mais preguiçosos e intelectualmente amnésicos.
A questão colocada por Espinosa continua a ser pertinente: os homens preferem mais a escravatura do que a liberdade. Porquê? A resposta só pode ser dada por uma antropologia que pense radicalmente a animalidade do homem.
Esta nova antropologia para homens indigentes em tempos indigentes é um projecto filosófico e, portanto, não-administrativo, do tipo economicista ou do direito corrrompido. O problema reside no facto de não haver filosofia em Portugal e dos pseudo-professores de filosofia serem farsas nacionais, juntamente com os auto-intitulados cientistas sociais.
JFSSousa

Sem comentários: