terça-feira, 30 de outubro de 2007

Contra o Centralismo de Lisboa

A resolução do Conselho de Ministros nº. 86/2007 prevê que verbas destinadas ao «Programa Operacional do Norte» possam ser utilizadas por Lisboa. Para tal efeito, basta considerar os projectos lisboetas como «muito relevantes para o desenvolvimento das regiões objectivo Convergência do Continente».
Este «perigo plasmado em lei» foi denunciado por Rui Rio, na qualidade de Presidente da Junta Metropolitana do Porto, que deu o seguinte exemplo:
«Se a Região Norte pretender construir um Pavilhão da Ciência e do Conhecimento, este será tido como uma infra-estrutura de interesse local, mas o mesmo pavilhão em Lisboa pode ser considerado de elevado interesse nacional».
A resolução governamental legaliza o «desvio de verbas»: o pavilhão em Lisboa pode ser financiado pelo PO/Norte. Como diz Rui Rio: «Portugal continua centralizado» e muito pouco transparente.
Nós, no Norte, estamos mesmo cansados de Lisboa, que destrói desde tempo imemoriais o capitalismo, o liberalismo, a democracia e a república, tal como sempre foram desejadas pelas gentes do Norte, em particular do Porto. A regionalização e a autonomia devem ser aceleradas. Sem elas não há futuro e o Norte fica depauperado pela Babilónia Lusa. Mas cuidado: os portuenses estão muito alheios à realidade e nem sempre são movidos pela racionalidade... «Made in Porto» não significa necessariamente qualidade!
J Francisco Saraiva de Sousa

Sem comentários: